Tudo o que você precisa saber sobre IHM

Descubra de uma vez por todas, tudo o que você precisa saber sobre IHM!

Os processos industriais mudaram, e com eles uma série de novos equipamentos vão surgindo de modo a facilitar o dia a dia na indústria.

No artigo de hoje nós falaremos um pouco sobre IHM e suas possíveis aplicações, confira!

O que é IHM?

De um modo geral, IHM é o que chamamos no setor industrial de “Interface Homem-Máquina”, ou seja, é uma aplicação em tela que tem por finalidade tornar a comunicação entre as pessoas e as máquinas mais efetiva.

Para exemplificar de um modo mais eficaz do que se trata o IHM basta imaginar a seguinte situação.

Imagine que você vai à um banco e precisa sacar uma quantia em dinheiro, para isso você precisará utilizar um caixa eletrônico, e nele é possível visualizar botões na tela, clicar e solicitar o valor do saque desejado.

Pois bem, nesta situação, a tela do caixa eletrônico é uma IHM, ou seja, se ela não existisse, seria necessário ter de lidar diretamente com o banco de dados do banco para efetuar o saque, mas não seria nada simples, já que você teria de ter um amplo conhecimento em linguagem de programação, e afins.

Agora, voltando para uma situação voltada para o ramo industrial, o IHM tem a mesma finalidade que tende a facilitar a comunicação e a tomada de decisões em sistemas automatizados de forma prática e organizada, através de janelas com mensagens de fácil compreensão e animações que facilitam a interpretação das informações geradas pela máquina.

É essencial que a IHM seja desenvolvida levando em conta que qualquer usuário possa utilizá-la sem grandes dificuldades.

Aplicação na Industria

Basicamente as IHMs tem três finalidades básicas na indústria, e normalmente após a programação do CLP (Controlador Lógico Programável) você deve identificar para qual finalidade utilizará a sua IHM.

Vamos explicar cada uma delas:

Substituição de Botoeiras

Quando ainda não existiam os IHMs e nem mesmo os CLPs, todo o controle dos sistemas era realizado através de botoeiras e LEDs distribuídos em painéis elétricos.

O grande problema é que este sistema possuía muitas informações e dificultava as operações causando ociosidade, dificuldade de manutenção, baixa produtividade e assim por diante.

Neste sentido, as IHMs têm por finalidade a substituição dos inúmeros botões de liga/desliga, chaves, painéis, etc., de modo a facilitar o controle com uma interface inteligente, mais organizada e por consequência, mais produtiva.

Tratamento de Dados

O sistema operacional utilizado para configuração das IHMs, conhecido como Embedded, permite com que a IHM seja utilizada em situações onde haja a necessidade de monitoramento e feedbacks constantes e diferentemente da IHM que substitui as botoeiras, essa vem equipada com memórias robustas e cartões SD.

Além disso, ela é totalmente programável e customizável, haja vista que a coleta e apresentação de dados devem apresentar recursos gráficos e touch mais expressivos e voltados para as finalidades de cada processo industrial em específico.

Vale lembrar que a comunicação do dispositivo pode ocorrer a partir de portas Ethernet e Serial, passando por vários protocolos.

Supervisão

Em sistemas mais complexos, recomenda-se as IHMs de supervisão, isso porque ela tem entre suas características melhores resultados no que diz respeito a conectividade, acesso remoto, gráficos e flexibilidade.

De um modo geral, elas são programadas apenas para servir de hospedeiras, já que a aplicação é instalada e executada de modo que seja possível fornecer mais recursos do que as IHMs citadas anteriormente.

Um detalhe importante a destacar, é que essas IHMs necessitam de licenças específicas do sistema operacional e do software SCADA, além de outras funcionalidades extras.

Para resumir, essa IHM possibilita com que o usuário monitore, gerencie e analise as informações nos processos, afim de identificar melhorias a serem realizadas.

Vamos finalizando este artigo por aqui, mas você pode continuar lendo os artigos do blog da Eletrokraft!

LEIA TAMBÉM

Vantagens de contar com a parceria de uma assistência técnica 24h por dia

Bons motivos para contar com uma boa parceira nos negócios!

Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento do dia, e em muitos casos não é possível ter uma previsão específica de quando um equipamento pode deixar de funcionar, etc.

Por este motivo no artigo de hoje nós falaremos um pouco sobre algumas das principais vantagens de contar com uma assistência técnica com atendimento 24h por dia.

Situações de Emergência

Evidentemente uma das principais vantagens de contar com uma assistência técnica está relacionada a situações de emergência.

Aqui mesmo na Eletrokraft nós temos a cultura de prestar um “serviço de pronto atendimento” a qualquer hora do dia para todos os nossos parceiros.

Redução de percas

De um modo geral, em situações de quebra de equipamentos, existem dois principais riscos/perdas que podem atrapalhar imensamente o andamento das operações de uma empresa, seja ela a logística, o setor de produção, etc.

Neste caso os riscos aos quais nos referimos são: Tempo e Dinheiro.

Tempo

Agora você vai entender na prática aquele velho ditado “tempo é dinheiro”.

O tempo de produção é algo que pode levar uma empresa “do céu ao inferno” em instantes, se por um lado você tem um sistema de automação industrial atuando em sua empresa, isso significa que você está otimizando o tempo, produzindo e ganhando em escala, certo?

Bom, mas e em casos de falhas, quebras, acidentes, etc., como fica tudo isso?

Existem problemas de manutenção que podem demorar dias dependendo da complexidade ou gravidade do ocorrido, fatores para atrapalhar é o que não falta, podendo haver falta de peça, falta de mão de obra especializada…

Bom, esse é um dos riscos que você pode eliminar, e essa também é uma grande vantagem de contar com uma assistência técnica parceira com atendimento 24h por dia, ou seja, ainda que haja desperdício de tempo devido à algum imprevisto, sua empresa poderá contar com o auxilio especializado de quem entende do ramo.

Dinheiro

Você já realizou uma estimativa à saber qual o valor em dinheiro sua empresa estaria perdendo caso sua linha de produção deixasse de funcionar?

É evidente que não há uma resposta padrão quanto a isso, mas tenha em mente que uma linha de produção parada é um enorme prejuízo.

Neste sentido, manter relações de parceria com uma assistência técnica poderá reduzir os prejuízos em dinheiro da sua empresa.

Existem contratos que cobram altíssimas multas em atrasos na entrega de mercadoria e por mais que exista uma margem de segurança quanto a isso é sempre muito importante ter outras alternativas.

Confiabilidade e Comprometimento

Sabemos que podem existir diversas empresas que prestam serviços de manutenção em equipamentos elétricos.

Muitas empresas escolhem pela localização, pelo preço, por indicação, etc.

É importante destacar que nenhum serviço será igual em diferentes assistências técnicas, alguns com mais pontos positivos e outros com mais pontos negativos, e é por isso que é necessário ter critérios na escolha do seu parceiro.

Procure fazer parceria como uma assistência que seja confiável e que tenha total comprometimento com a sua empresa, isto é, aquela que você sabe que não lhe deixará na mão.

A Eletrokraft é a única assistência técnica autorizada WEG da região Bragantina e Sul de Minas. Somos especializados em manutenção e automação industrial.

Para saber mais sobre os nossos serviços entre em contato conosco, sua empresa é mais do que convidada para se tornar nossa parceira.

LEIA TAMBÉM:

Tudo o que você precisa saber sobre balanceamento de rotores em equipamentos elétricos

Veja tudo que você precisa saber sobre um dos procedimentos de manutenção mais utilizados no setor industrial.

Nos últimos artigos aqui do blog da Eletrokraft, nós resolvemos falar um pouco sobre alguns processos de manutenção em equipamentos elétricos.

Para dar continuidade nessa temática, no artigo de hoje nós resolvemos falar um pouco sobre balanceamento, processo realizado em rotores de equipamentos elétricos.

Descubra tudo o que você precisa saber a seguir!

Conceitos básicos

Vamos falar primeiramente de alguns conceitos básicos, tudo bem?

Bom, os rotores são elementos responsáveis pela transformação de energia, basicamente o funcionamento dos equipamentos rotativos dependem diretamente dos rotores que têm a função de promover a rotação nas máquinas e equipamentos industrias.

Para que as máquinas e motores elétricos tenham um bom funcionamento é necessário realizar um processo periódico que chamamos de balanceamento no rotor.

O que é o balanceamento?

Conceitualmente o balanceamento de rotor consiste em nivelar o eixo principal do equipamento fazendo com que ele tenha um bom ciclo de funcionamento.

Este procedimento é essencial para evitar perdas nos processos industriais, falhas estruturais, vibrações desnecessárias, etc.

Por que fazer o balanceamento?

É importante fazer o balanceamento nos rotores para aumentar a durabilidade dos equipamentos, uma vez que o rotor trabalha em altas rotações, ele gera um esforço excessivo que pode dissipar a energia para outros componentes do equipamento.

Neste sentido, é importante termos em mente que quando há desbalanceamento, significa que uma energia (força) desproporcional está sendo aplicada, de modo que alguns dos componentes mecânicos do equipamento poderão se sobrecarregar, danificando estruturas internas e irregularidades no curso e vida útil do equipamento.

Normalmente você perceberá que precisa fazer o balanceamento no seu equipamento elétrico quando ele apresentar ruídos atípicos, barulho excessivo, perda no rendimento e em último caso, na quebra do equipamento.

Tenha em mente que os desbalanceamentos mais comuns são o acoplado, dinâmico, estático e o semi-estático.

Vantagens de fazer o balanceamento

Apesar de o processo de balanceamento ser tomado como um procedimento de manutenção, vale a pena destacar algumas vantagens do processo, como:

  • Aumento da longevidade e vida útil do equipamento;
  • Melhoria no desempenho e na qualidade do equipamento;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de ruídos atípicos no funcionamento;
  • Redução de cargas desnecessárias nos componentes internos.

Bom, esperamos que tenha gostado deste artigo. Se a sua empresa está precisando de um serviço como este, basta entrar em contato conosco através do nosso formulário de contato. E caso não haja a possibilidade de trazer o equipamento até a Eletrokraft, nós vamos até você.

LEIA TAMBÉM

 

Rebobinamento de motores elétricos, como funciona e porque fazer?

Descubra como funciona o processo de rebobinamento em motores elétricos

No último artigo aqui do blog da Eletrokraft nós havíamos falado sobre o processo de rejuvenescimento aplicado em motores elétricos, mas agora vamos abordar um pouco sobre outro conceito, o rebobinamento.

Clique e leia o artigo: Rejuvenescimento em motores elétricos: porque fazer?

Primeiramente vamos falar sobre o básico do conceito de rebobinamento dos motores elétricos e ao longo do artigo nos aprofundamos um pouco mais. Confira o artigo a seguir!

O que é o Rebobinamento?

De um modo geral o rebobinamento tem como principal função fazer uma espécie de manutenção corretiva no motor elétrico em casos onde ele apresenta algum determinado tipo de defeito ou avaria.

Quando fazer o Rebobinamento?

Bom, pode parecer óbvio que o rebobinamento seja realizado apenas com o surgimento de algum determinado problema, correto?

Mas ainda assim, é válido citar algumas das possíveis situações onde você deve preferir submeter o seu motor elétrico a este tipo de processo.

Normalmente os casos mais comuns destes problemas estão ligados a irregularidades nas bobinas, seja em casos de curto-circuito, problemas no isolamento do fio esmaltado, defeitos na aplicação do verniz, etc.

Além desses casos também pode haver curto de espira a espira, curto de espira com o estator, curto de enrolamento principal ou no enrolamento auxiliar, pode estar faltando uma das fases da tensão de alimentação ou até mesmo por desbalanceamento na rede elétrica, torque excessivo de carga, entre outros., ou seja, em inúmeras situações é recomendado fazer o rebobinamento.

O essencial é que assim que seu motor elétrico apresentar alguma irregularidade, ele seja levado a uma assistência técnica autorizada para saber quais são as causas desse problema e se vale ou não a pena fazer um rebobinamento.

Se o seu motor elétrico está com algum desses problemas, então é essencial procurar por uma assistência técnica autorizada para realizar este tipo de manutenção.

Aqui na Eletrokraft nós somos especializados em motores WEG, portanto se você possui um motor WEG é essencial que você procure primeiro uma assistência técnica autorizada, pois isso lhe dará maior segurança na manutenção.

Como funciona o rebobinamento?

Rebobinar um motor elétrico é um trabalho bastante minucioso, haja vista que existe a necessidade de prevenir o motor contra pancadas que podem ocasionar em danos maiores no equipamento.

Bom, aqui não vamos nos aprofundar muito na parte técnica pois vamos nos estender muito neste artigo, mas de um modo bem resumido, primeiramente o motor elétrico será desmontado, depois disso as cabeças das bobinas serão cortadas de um dos lados com uma talhadeira afim de retirar o lado oposto puxando para fora o estator.

Após estas etapas é realizada uma limpeza no estator para que se inicie a rebobinagem.

Pode de certa forma parecer simples, mas como mencionamos anteriormente, todo o processo é cauteloso e necessita de uma assistência técnica especializada em serviços de manutenção para reduzir possíveis problemas futuros.

Bom, esperamos que tenha gostado deste artigo. Se quiser saber mais sobre motores elétricos, manutenção, automação industrial e outros assuntos do setor, basta continuar acessando nosso blog.

LEIA TAMBÉM

 

Rejuvenescimento em motores elétricos: porque fazer?

Descubra como o rejuvenescimento poderá prolongar a vida útil do seu motor elétrico 

Você já ouviu falar em rejuvenescimento de motores elétricos? Bom, essa é uma prática muito comum utilizada na indústria de modo geral seja ela de pequeno, médio ou grande parte, que consiste basicamente em tornar um motor elétrico melhor e com possibilidades de funcionar por mais tempo, ou seja, aumentando a sua durabilidade.

Para quem não sabe muito sobre esse processo, resolvemos criar este artigo para falar um pouco sobre o que você precisa saber sobre rejuvenescimento de motores elétricos.

Confira no conteúdo a seguir!

O que é o rejuvenescimento?

O processo de rejuvenescimento de motores elétricos consiste em melhorar ou manter o nível de isolação dos enrolamentos, objetivando garantir maior durabilidade, isto é, aumentando a vida útil do equipamento com o menos custo de manutenção possível.

Sabemos que um dos fatores que regem a vida útil de um motor é as suas condições de aplicabilidade, ou seja, quando o processo de rejuvenescimento for bem realizado obedecendo a todas as rotinas de manutenção e tendo sua aplicabilidade alinhada com os parâmetros do seu projeto original, será possível prolongar a vida útil do seu motor ou qualquer outro equipamento elétrico.

Quando fazer o rejuvenescimento?

De um modo geral não há parâmetros exatos quanto ao melhor momento para submeter o seu motor elétrico ao processo de rejuvenescimento pois isso dependerá do tipo de aplicação ao qual o equipamento tem seu emprego.

Existem alguns fatores que exercem total influencia ao acelerar a necessidade de realizar o rejuvenescimento nos motores, como o tipo de trabalho, o ambiente onde está instalado, etc.

Para identificar qual o melhor momento de fazer o rejuvenescimento é preciso realizar um acompanhamento quanto a rotina de manutenção e desempenho do equipamento, analisando a evolução e a possível aparição de problemas no funcionamento.

Como funciona o processo?

Basicamente o processo de rejuvenescimento segue algumas etapas, vamos citá-las abaixo:

1° – Limpeza do estator bobinado

2° – Secagem em estufa controlando a temperatura de modo com que não ultrapasse 120°C até que toda a umidade evapore.

3° – Avaliação do nível de isolamento do equipamento através da verificação da resistência de isolamento e índice de polarização.

4° – Submeter o estator bobinado à um banho de verniz para manter o nível de isolamento e protegê-lo contra impurezas.

Vamos finalizando este artigo por aqui, se tiver interesse em saber mais sobre rejuvenescimento de motores, manutenção de equipamentos elétricos e automação industrial, basta entrar em contato conosco através do site, e-mail ou por telefone.

Leia também:

Automação Industrial e Tempo de Entrega: qual sua relação?

Quer otimizar o tempo de entrega da sua empresa? Leia o artigo a seguir e descubra como!

Existem otimizações a serem realizadas em diversas áreas da indústria, uma dessas áreas é o setor logístico.

Para muitas empresas a logística é encarada como a grande vilã da história e isso se deve a diversos motivos, seja no processo de entrega, de armazenagem, etc.

O grande X da questão, é que nem tudo é apenas culpa da logística, tudo bem, boa parte realmente é, mas ainda assim existem soluções que podemos realizar para facilitar não só o processo produtivo, mas também o setor logístico de um modo geral.

Confira a seguir, qual a relação entre um sistema de automação industrial e as “entregas” da sua empresa.

Matando o mal pela raiz

Atrasos em entregas de lotes de produtos nem sempre são apenas culpa do sistema logístico da sua empresa, basicamente as entregas estão diretamente ligadas a capacidade de produção, ou seja, para eliminar um problema que surge lá na frente, é necessário reajustar o processo produtivo.

Mas como fazer isso?

A solução para esse tipo de problema é o que sempre falamos aqui no blog da Eletrokraft, é necessário produzir mais e melhor.

Para produzir mais e melhor, sua empresa necessitará de um sistema de automação industrial.

Independentemente do tipo de fabricação existente em sua empresa, os processos produtivos serão otimizados, ou seja, terão mais agilidade e qualidade, em muitos casos, os custos de produção tornam-se menores se comparados com processos antigos que dependem da mão de obra humana.

A relação existente entre a logística e a automação industrial é o ganho de escalabilidade.

Ao ganhar produção em larga escala, sua empresa terá uma vantagem exponencial em suas entregas, além disso, também há a possibilidade de poder produzir em casos de emergência, por exemplo:

Algumas empresas acabam deixando de produzir para certos clientes em determinadas emergências, por não terem capacidade produtiva, ou seja, se ela passasse a produzir para uma demanda de última hora, ela deixaria automaticamente de produzir para suas demandas recorrentes de longo prazo.

Neste sentido, um sistema de automação industrial, também ajudará a sua empresa a colaborar com os seus clientes em situações de emergência, já que sua empresa, ou terá produtos em estoque, ou terá capacidade produtiva para suprir a demanda já existente juntamente com a demanda “eventual”.

Bom, vamos ficando por aqui, se quiser saber mais sobre automação industrial, basta continuar navegando em nosso blog, ou entre em contato através do nosso formulário de contato, até a próxima!

Leia também:

Como a automação industrial pode reduzir os riscos na sua empresa

Veja como um sistema de automação industrial pode evitar riscos em inúmeros departamentos da sua empresa

Dentre as inúmeras vantagens de contar com uma solução de automação industrial, temos a noção da diminuição de riscos operacionais nas industrias, ou seja, ter um sistema de automação industrial implementado em sua empresa lhe dará maior segurança de que seus colaboradores, os processos, produtos e serviços estarão seguros e não sofrerão qualquer tipo de avaria.

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre como um sistema de automação industrial pode deixar a sua empresa mais segura e como ele pode ajudar a reduzir riscos operacionais em seu processo de produção e logística.

Exposição a situações de alta vulnerabilidade

Muitas empresas em seu processo de produção, podem submeter seus colaboradores a alguns riscos que muitas vezes são custosos tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Com um projeto de automação bem estruturado, é possível realizar configurações que possibilitem que o próprio maquinário realize o trabalho pesado, anulando as possibilidades de submeter um colaborador a uma situação de alta vulnerabilidade.

LER e DORT

Bom, se você está lendo este artigo certamente já sabe sobre alguma coisa relacionada a segurança do trabalho e certamente também já deve conhecer um pouco sobre LER e DORT.

Caso você ainda não saiba os conceitos são bem simples.

  • LER: Lesão por esforços repetitivos
  • DORT: Distúrbios Osteomuscalares Relacionados ao Trabalho

Devido a padronização dos processos em um sistema de automação, essas categorias de doenças e lesões relacionadas ao trabalho, são praticamente eliminadas.

Contração de doenças

Sabemos que muitas pessoas acabam contraindo doenças (não apenas e necessariamente LER e DORT) que podem durar por longa data e algumas até para toda a vida.

O processo de fabricação de determinadas empresas pode submeter os colaboradores a situações de risco que só vão reverberar anos depois, ou seja, enquanto o colaborador está trabalhando ele não se sente vulnerável, no entanto com o passar do tempo, ele descobre que adquiriu inúmeras doenças provenientes da atividade que exercia em sua empresa.

Para resumir, o que queremos dizer é que um projeto de automação também pode ajudar seus colaboradores neste sentido, onde o próprio maquinário estará realizando as tarefas de risco, e seus funcionários estarão ainda mais seguros.

Qualidade dos produtos e processos

Quando falamos em riscos não estamos falando apenas de riscos operacionais relacionados aos colaboradores, mas também estamos falando da própria estrutura de fabricação, os produtos e serviços, ou melhor dizendo, em tudo o que está diretamente ligado às “entregas” das empresas.

Com processos automatizados, sua empresa não correrá riscos de comprometer a qualidade dos produtos, os prazos de entrega, a quantidade de produtos, etc., isso sem contar que o próprio sistema de produção se torna mais seguro, uma vez que as atividades são feitas repetidamente sem a autonomia para exercer qualquer mudança repentina que possa ocasionar em problemas futuros.

Problemas judiciais

Bom, como este artigo já está ficando um pouco extenso, queremos finalizar ele falando de algo que muitos empresários nem imaginam.

Quando um colaborador sofre um acidente no trabalho ou contrai alguma doença por conta de alguma atividade relacionada a empresa a qual trabalha, ele tem direito de transferir as responsabilidades do seu problema para a sua empresa (caso seja sobre o regime CLT).

Neste sentido, ao optar por investir em um projeto de automação industrial em sua empresa, você estará diminuindo a probabilidade de ter problemas judiciais, seja a curto, médio e longo prazo, tendo em vista que seus colaboradores estarão cada vez mais seguros dentro do sistema operacional da sua empresa.

Vamos ficando por aqui, se quiser saber mais sobre automação industrial, projetos de engenharia, manutenção e equipamentos elétricos em geral, basta entrar em contato através do nosso formulário de contato, e-mail ou telefone. Até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Motivos para implementar um sistema de automação em linhas de produção

Veja alguns dos principais motivos para investir em um sistema de automação na linha produtiva da sua empresa!

Se você acompanha o blog da Eletrokraft, certamente já deve ter percebido que nós fazemos muita questão de enfatizar as vantagens de investir em um sistema de automação industrial.

Seguindo esta linha de raciocínio, hoje vamos falar de alguns motivos para você implementar esta solução em sua empresa, confira!

Impacto direto na logística

Para começar, é importante deixar claro que um sistema de automação industrial vai ajudar a sua empresa a produzir em maior quantidade, ou seja, produzindo em maior volume sua empresa eliminará problemas com atrasos de entrega, etc.

Tudo isso facilitará seu processo produtivo permitindo aumentar a escalabilidade da sua linha operacional.

Melhoria na qualidade dos processos

A padronização das atividades produtiva é um fator que está diretamente ligado a um sistema de automação, isto é, todas ou boa parte das atividades serão feitas de modo automático e por “máquinas”.

Neste sentido, haverá uma padronização e as etapas serão feitas umas iguais as outras, mantendo um mesmo padrão de qualidade nos produtos e nos processos.

Aumento das entregas

De um modo geral, ter um sistema de automação industrial vai ajudar a sua empresa a aumentar suas entregas, e desta vez não estamos só falando do lado logístico da coisa, mas sim, de “aumento de portfólio”, isto é, sua empresa poderá ampliar a gama de serviços e/ou produtos que já oferece.

Um sistema de automação industrial pode ser programado e adaptado para contemplar as tarefas já existentes quanto para possíveis tarefas que a sua empresa almeje desenvolver a longo prazo, possibilitando maior flexibilidade, e um aumento significativo nas entregas da empresa como um todo.

Maior controle organizacional

Para finalizarmos este artigo, não poderíamos deixar de falar da organização.

Bom, basicamente, um sistema de automação industrial vai ajudar a melhorar a organização da sua empresa como um todo e não só no setor produtivo da empresa.

É importante termos visão sistêmica para entender que todas as áreas de uma empresa estão interligadas e que uma depende da outra.

Neste sentido é compreensível que uma mudança no setor produtivo impactará positivamente toda a empresa, será possível ter um melhor controle e fazer um gerenciamento adequado nos demais setores da empresa.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Se quiser saber mais sobre sistemas de automação industrial, basta entrar em contato conosco por telefone ou por e-mail.

Continue lendo os artigos aqui do blog da Eletrokraft, abaixo estaremos deixando algumas recomendações para você!

LEIA TAMBÉM:

Como um projeto de engenharia pode ajudar a sua empresa a automatizar processos

Descubra alguns benefícios que a sua empresa terá ao investir em um projeto de engenharia com enfoque em automação de processos

A adesão a processos industriais automatizados é uma realidade não apenas para empresas de grande e médio porte, isto é, processos automatizados já fazem parte de inúmeras empresas independentemente do porte e do segmento de atuação.

Um projeto de engenharia que dê ênfase na automação de processos, pode facilitar imensamente inúmeros setores de uma empresa.

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre este assunto, e lhe mostrar alguns benefícios de investir em um projeto de engenharia.

Tecnologia reduz riscos e aumenta produtividade

Existem tarefas específicas dentre de algumas empresas que dependem de uma determinada equipe para realizar os processos com efetividade.

Basicamente devemos ter a percepção de que estamos voltando a hora de trabalho de muitos colaboradores para uma única tarefa, ou seja, diminuindo sua produtividade, tendo baixa efetividade em prazos de entrega e muitas vezes até mesmo sujeitando os colaboradores a certos riscos.

Para estes tipos de tarefa, isto é, tarefas especificas e que demandem uma equipe para executá-la, podem ser facilmente substituídas por processos automatizados.

Em outras palavras, sua empresa passará a ter um sistema mais seguro, mais produtivo, mais eficaz, terá menos desperdício de recursos e de tempo, etc.

Melhor gerenciamento do “fator humano”

Aqui na EletroKraft nós sempre estamos falando da diminuição de interferências do “fator humano” nos processos de automação, justamente para preservar o sistema e os colaboradores.

Em um projeto de engenharia com foco em automação industrial não lida apenas com peças e motores, mas também com pessoas, e talvez este seja o fator mais desafiador de um processo de automação, isto é, temos que saber exatamente onde os colaboradores vão fazer parte do sistema, quais riscos eles correm, como eliminar esses riscos com boas práticas no dia a dia e o mais importante, o que cada colaborador terá de fazer para que o projeto funcione em conformidade.

Tenha em mente que um projeto de engenharia eficiente, vai utilizar o número certo de pessoas, para as funções e tarefas corretas, ou seja, mais efetividade operacional para sua empresa.

Sistema funciona 24h

Muitas empresas dividem os processos produtivo em turnos, embora trabalhar dessa forma funcione para muitas empresas, um projeto de engenharia daria ainda mais efetividade.

Ao invés de ter inúmeros colaboradores da sua linha operacional trabalhando para obter X resultado, sua empresa pode optar por uma linha de produção contínua que funcione 24h por 365 dias no ano,

Em muitos casos isso não elimina a necessidade de trabalhar em turnos, no entanto, otimiza os processos e aumenta a obtenção de resultados, tendo menos colaboradores por turnos, porem mantendo ou elevando a produtividade com um sistema funciona o tempo inteiro.

Bom, esperamos que tenha gostado deste artigo. Entre em contato com a Eletrokraft para saber mais sobre um sistema de automação industrial, até a próxima.

Leia também:

Vantagens de contar com uma assistência técnica próxima da sua empresa

Motivos para sua empresa contar com uma assistência técnica perto de você!

É bastante comum vermos empresas atrasando em suas entregas ou até mesmo perdendo negócios devido a problemas em linha de produção, logística, etc., na realidade uma empresa pode ter problemas como estes por inúmeros motivos, no entanto, alguns desses motivos poderiam ser facilmente evitados se estas empresas tivessem como recorrer à algum parceiro.

Neste artigo nós vamos falar exatamente sobre isso, e vamos mostrar algumas vantagens de contar com uma assistência técnica próxima da sua empresa para resolver problemas de manutenção preventiva, preditiva e corretiva em sua linha de produção.

Atendimento 24h

Não poderíamos começar esse artigo sem falar de atendimento. Se pararmos para fazer uma análise macro no setor industrial, boa parte das empresas necessitam de atendimento em horários “inoportunos”.

Bom, é bastante compreensível que exista esta necessidade, haja vista que muitas vezes algumas falhas e erros operacionais podem passar despercebidos, ou seja, ter um atendimento a qualquer hora do dia ou até mesmo da noite pode ser a salvação de uma atividade operacional de muitas empresas.

Essa e uma das grandes vantagens de contar com uma assistência técnica autorizada perto da sua empresa, assim como é o nosso caso aqui na Eletrokraft, atendemos nossos parceiros a qualquer momento sem qualquer tipo de restrição.

Mobilidade

Em casos de urgência com manutenções corretivas existe uma série de variáveis envolvidas, uma delas é a logística de deslocamento de equipamentos e técnicos.

A grande vantagem de contar com uma assistência técnica perto da sua empresa é que em casos de transporte de equipamentos é muito mais fácil e menos custos para sua empresa fazer as movimentações com uma assistência localizada próxima a sua região, por outro lado, caso não seja possível ou não haja a necessidade de transportar os equipamentos que necessitam de manutenção, a proximidade dos técnicos será um fator positivo pois possibilitará que o problema seja resolvido no menor tempo possível.

Tempo de entrega

Sabemos que os prazos de entrega em qualquer empresa é algo extremamente importante.

E por esse motivo essa é uma das maiores vantagens de contar com uma assistência técnica localizada perto da sua empresa, pois ela terá mais recursos a seu favor para atender sua empresa com mais prontidão, diminuindo os riscos de atrasos, maiores custos decorrentes do tempo necessário para sanar algum determinado problema, etc.

Bom, esperamos que tenha gostado deste artigo. Entre em contato com a equipe da Eletrokraft para saber mais sobre automação industrial, até a próxima!