Como a automação industrial pode reduzir os riscos na sua empresa

Veja como um sistema de automação industrial pode evitar riscos em inúmeros departamentos da sua empresa

Dentre as inúmeras vantagens de contar com uma solução de automação industrial, temos a noção da diminuição de riscos operacionais nas industrias, ou seja, ter um sistema de automação industrial implementado em sua empresa lhe dará maior segurança de que seus colaboradores, os processos, produtos e serviços estarão seguros e não sofrerão qualquer tipo de avaria.

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre como um sistema de automação industrial pode deixar a sua empresa mais segura e como ele pode ajudar a reduzir riscos operacionais em seu processo de produção e logística.

Exposição a situações de alta vulnerabilidade

Muitas empresas em seu processo de produção, podem submeter seus colaboradores a alguns riscos que muitas vezes são custosos tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Com um projeto de automação bem estruturado, é possível realizar configurações que possibilitem que o próprio maquinário realize o trabalho pesado, anulando as possibilidades de submeter um colaborador a uma situação de alta vulnerabilidade.

LER e DORT

Bom, se você está lendo este artigo certamente já sabe sobre alguma coisa relacionada a segurança do trabalho e certamente também já deve conhecer um pouco sobre LER e DORT.

Caso você ainda não saiba os conceitos são bem simples.

  • LER: Lesão por esforços repetitivos
  • DORT: Distúrbios Osteomuscalares Relacionados ao Trabalho

Devido a padronização dos processos em um sistema de automação, essas categorias de doenças e lesões relacionadas ao trabalho, são praticamente eliminadas.

Contração de doenças

Sabemos que muitas pessoas acabam contraindo doenças (não apenas e necessariamente LER e DORT) que podem durar por longa data e algumas até para toda a vida.

O processo de fabricação de determinadas empresas pode submeter os colaboradores a situações de risco que só vão reverberar anos depois, ou seja, enquanto o colaborador está trabalhando ele não se sente vulnerável, no entanto com o passar do tempo, ele descobre que adquiriu inúmeras doenças provenientes da atividade que exercia em sua empresa.

Para resumir, o que queremos dizer é que um projeto de automação também pode ajudar seus colaboradores neste sentido, onde o próprio maquinário estará realizando as tarefas de risco, e seus funcionários estarão ainda mais seguros.

Qualidade dos produtos e processos

Quando falamos em riscos não estamos falando apenas de riscos operacionais relacionados aos colaboradores, mas também estamos falando da própria estrutura de fabricação, os produtos e serviços, ou melhor dizendo, em tudo o que está diretamente ligado às “entregas” das empresas.

Com processos automatizados, sua empresa não correrá riscos de comprometer a qualidade dos produtos, os prazos de entrega, a quantidade de produtos, etc., isso sem contar que o próprio sistema de produção se torna mais seguro, uma vez que as atividades são feitas repetidamente sem a autonomia para exercer qualquer mudança repentina que possa ocasionar em problemas futuros.

Problemas judiciais

Bom, como este artigo já está ficando um pouco extenso, queremos finalizar ele falando de algo que muitos empresários nem imaginam.

Quando um colaborador sofre um acidente no trabalho ou contrai alguma doença por conta de alguma atividade relacionada a empresa a qual trabalha, ele tem direito de transferir as responsabilidades do seu problema para a sua empresa (caso seja sobre o regime CLT).

Neste sentido, ao optar por investir em um projeto de automação industrial em sua empresa, você estará diminuindo a probabilidade de ter problemas judiciais, seja a curto, médio e longo prazo, tendo em vista que seus colaboradores estarão cada vez mais seguros dentro do sistema operacional da sua empresa.

Vamos ficando por aqui, se quiser saber mais sobre automação industrial, projetos de engenharia, manutenção e equipamentos elétricos em geral, basta entrar em contato através do nosso formulário de contato, e-mail ou telefone. Até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *