Como um projeto de engenharia pode ajudar a sua empresa a automatizar processos

Descubra alguns benefícios que a sua empresa terá ao investir em um projeto de engenharia com enfoque em automação de processos

A adesão a processos industriais automatizados é uma realidade não apenas para empresas de grande e médio porte, isto é, processos automatizados já fazem parte de inúmeras empresas independentemente do porte e do segmento de atuação.

Um projeto de engenharia que dê ênfase na automação de processos, pode facilitar imensamente inúmeros setores de uma empresa.

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre este assunto, e lhe mostrar alguns benefícios de investir em um projeto de engenharia.

Tecnologia reduz riscos e aumenta produtividade

Existem tarefas específicas dentre de algumas empresas que dependem de uma determinada equipe para realizar os processos com efetividade.

Basicamente devemos ter a percepção de que estamos voltando a hora de trabalho de muitos colaboradores para uma única tarefa, ou seja, diminuindo sua produtividade, tendo baixa efetividade em prazos de entrega e muitas vezes até mesmo sujeitando os colaboradores a certos riscos.

Para estes tipos de tarefa, isto é, tarefas especificas e que demandem uma equipe para executá-la, podem ser facilmente substituídas por processos automatizados.

Em outras palavras, sua empresa passará a ter um sistema mais seguro, mais produtivo, mais eficaz, terá menos desperdício de recursos e de tempo, etc.

Melhor gerenciamento do “fator humano”

Aqui na EletroKraft nós sempre estamos falando da diminuição de interferências do “fator humano” nos processos de automação, justamente para preservar o sistema e os colaboradores.

Em um projeto de engenharia com foco em automação industrial não lida apenas com peças e motores, mas também com pessoas, e talvez este seja o fator mais desafiador de um processo de automação, isto é, temos que saber exatamente onde os colaboradores vão fazer parte do sistema, quais riscos eles correm, como eliminar esses riscos com boas práticas no dia a dia e o mais importante, o que cada colaborador terá de fazer para que o projeto funcione em conformidade.

Tenha em mente que um projeto de engenharia eficiente, vai utilizar o número certo de pessoas, para as funções e tarefas corretas, ou seja, mais efetividade operacional para sua empresa.

Sistema funciona 24h

Muitas empresas dividem os processos produtivo em turnos, embora trabalhar dessa forma funcione para muitas empresas, um projeto de engenharia daria ainda mais efetividade.

Ao invés de ter inúmeros colaboradores da sua linha operacional trabalhando para obter X resultado, sua empresa pode optar por uma linha de produção contínua que funcione 24h por 365 dias no ano,

Em muitos casos isso não elimina a necessidade de trabalhar em turnos, no entanto, otimiza os processos e aumenta a obtenção de resultados, tendo menos colaboradores por turnos, porem mantendo ou elevando a produtividade com um sistema funciona o tempo inteiro.

Bom, esperamos que tenha gostado deste artigo. Entre em contato com a Eletrokraft para saber mais sobre um sistema de automação industrial, até a próxima.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *