Rebobinamento de motores elétricos, como funciona e porque fazer?

Descubra como funciona o processo de rebobinamento em motores elétricos

No último artigo aqui do blog da Eletrokraft nós havíamos falado sobre o processo de rejuvenescimento aplicado em motores elétricos, mas agora vamos abordar um pouco sobre outro conceito, o rebobinamento.

Clique e leia o artigo: Rejuvenescimento em motores elétricos: porque fazer?

Primeiramente vamos falar sobre o básico do conceito de rebobinamento dos motores elétricos e ao longo do artigo nos aprofundamos um pouco mais. Confira o artigo a seguir!

O que é o Rebobinamento?

De um modo geral o rebobinamento tem como principal função fazer uma espécie de manutenção corretiva no motor elétrico em casos onde ele apresenta algum determinado tipo de defeito ou avaria.

Quando fazer o Rebobinamento?

Bom, pode parecer óbvio que o rebobinamento seja realizado apenas com o surgimento de algum determinado problema, correto?

Mas ainda assim, é válido citar algumas das possíveis situações onde você deve preferir submeter o seu motor elétrico a este tipo de processo.

Normalmente os casos mais comuns destes problemas estão ligados a irregularidades nas bobinas, seja em casos de curto-circuito, problemas no isolamento do fio esmaltado, defeitos na aplicação do verniz, etc.

Além desses casos também pode haver curto de espira a espira, curto de espira com o estator, curto de enrolamento principal ou no enrolamento auxiliar, pode estar faltando uma das fases da tensão de alimentação ou até mesmo por desbalanceamento na rede elétrica, torque excessivo de carga, entre outros., ou seja, em inúmeras situações é recomendado fazer o rebobinamento.

O essencial é que assim que seu motor elétrico apresentar alguma irregularidade, ele seja levado a uma assistência técnica autorizada para saber quais são as causas desse problema e se vale ou não a pena fazer um rebobinamento.

Se o seu motor elétrico está com algum desses problemas, então é essencial procurar por uma assistência técnica autorizada para realizar este tipo de manutenção.

Aqui na Eletrokraft nós somos especializados em motores WEG, portanto se você possui um motor WEG é essencial que você procure primeiro uma assistência técnica autorizada, pois isso lhe dará maior segurança na manutenção.

Como funciona o rebobinamento?

Rebobinar um motor elétrico é um trabalho bastante minucioso, haja vista que existe a necessidade de prevenir o motor contra pancadas que podem ocasionar em danos maiores no equipamento.

Bom, aqui não vamos nos aprofundar muito na parte técnica pois vamos nos estender muito neste artigo, mas de um modo bem resumido, primeiramente o motor elétrico será desmontado, depois disso as cabeças das bobinas serão cortadas de um dos lados com uma talhadeira afim de retirar o lado oposto puxando para fora o estator.

Após estas etapas é realizada uma limpeza no estator para que se inicie a rebobinagem.

Pode de certa forma parecer simples, mas como mencionamos anteriormente, todo o processo é cauteloso e necessita de uma assistência técnica especializada em serviços de manutenção para reduzir possíveis problemas futuros.

Bom, esperamos que tenha gostado deste artigo. Se quiser saber mais sobre motores elétricos, manutenção, automação industrial e outros assuntos do setor, basta continuar acessando nosso blog.

LEIA TAMBÉM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *