Tudo o que você precisa saber sobre balanceamento de rotores em equipamentos elétricos

Veja tudo que você precisa saber sobre um dos procedimentos de manutenção mais utilizados no setor industrial.

Nos últimos artigos aqui do blog da Eletrokraft, nós resolvemos falar um pouco sobre alguns processos de manutenção em equipamentos elétricos.

Para dar continuidade nessa temática, no artigo de hoje nós resolvemos falar um pouco sobre balanceamento, processo realizado em rotores de equipamentos elétricos.

Descubra tudo o que você precisa saber a seguir!

Conceitos básicos

Vamos falar primeiramente de alguns conceitos básicos, tudo bem?

Bom, os rotores são elementos responsáveis pela transformação de energia, basicamente o funcionamento dos equipamentos rotativos dependem diretamente dos rotores que têm a função de promover a rotação nas máquinas e equipamentos industrias.

Para que as máquinas e motores elétricos tenham um bom funcionamento é necessário realizar um processo periódico que chamamos de balanceamento no rotor.

O que é o balanceamento?

Conceitualmente o balanceamento de rotor consiste em nivelar o eixo principal do equipamento fazendo com que ele tenha um bom ciclo de funcionamento.

Este procedimento é essencial para evitar perdas nos processos industriais, falhas estruturais, vibrações desnecessárias, etc.

Por que fazer o balanceamento?

É importante fazer o balanceamento nos rotores para aumentar a durabilidade dos equipamentos, uma vez que o rotor trabalha em altas rotações, ele gera um esforço excessivo que pode dissipar a energia para outros componentes do equipamento.

Neste sentido, é importante termos em mente que quando há desbalanceamento, significa que uma energia (força) desproporcional está sendo aplicada, de modo que alguns dos componentes mecânicos do equipamento poderão se sobrecarregar, danificando estruturas internas e irregularidades no curso e vida útil do equipamento.

Normalmente você perceberá que precisa fazer o balanceamento no seu equipamento elétrico quando ele apresentar ruídos atípicos, barulho excessivo, perda no rendimento e em último caso, na quebra do equipamento.

Tenha em mente que os desbalanceamentos mais comuns são o acoplado, dinâmico, estático e o semi-estático.

Vantagens de fazer o balanceamento

Apesar de o processo de balanceamento ser tomado como um procedimento de manutenção, vale a pena destacar algumas vantagens do processo, como:

  • Aumento da longevidade e vida útil do equipamento;
  • Melhoria no desempenho e na qualidade do equipamento;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de ruídos atípicos no funcionamento;
  • Redução de cargas desnecessárias nos componentes internos.

Bom, esperamos que tenha gostado deste artigo. Se a sua empresa está precisando de um serviço como este, basta entrar em contato conosco através do nosso formulário de contato. E caso não haja a possibilidade de trazer o equipamento até a Eletrokraft, nós vamos até você.

LEIA TAMBÉM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *