Tudo o que você precisa saber sobre IHM

Descubra de uma vez por todas, tudo o que você precisa saber sobre IHM!

Os processos industriais mudaram, e com eles uma série de novos equipamentos vão surgindo de modo a facilitar o dia a dia na indústria.

No artigo de hoje nós falaremos um pouco sobre IHM e suas possíveis aplicações, confira!

O que é IHM?

De um modo geral, IHM é o que chamamos no setor industrial de “Interface Homem-Máquina”, ou seja, é uma aplicação em tela que tem por finalidade tornar a comunicação entre as pessoas e as máquinas mais efetiva.

Para exemplificar de um modo mais eficaz do que se trata o IHM basta imaginar a seguinte situação.

Imagine que você vai à um banco e precisa sacar uma quantia em dinheiro, para isso você precisará utilizar um caixa eletrônico, e nele é possível visualizar botões na tela, clicar e solicitar o valor do saque desejado.

Pois bem, nesta situação, a tela do caixa eletrônico é uma IHM, ou seja, se ela não existisse, seria necessário ter de lidar diretamente com o banco de dados do banco para efetuar o saque, mas não seria nada simples, já que você teria de ter um amplo conhecimento em linguagem de programação, e afins.

Agora, voltando para uma situação voltada para o ramo industrial, o IHM tem a mesma finalidade que tende a facilitar a comunicação e a tomada de decisões em sistemas automatizados de forma prática e organizada, através de janelas com mensagens de fácil compreensão e animações que facilitam a interpretação das informações geradas pela máquina.

É essencial que a IHM seja desenvolvida levando em conta que qualquer usuário possa utilizá-la sem grandes dificuldades.

Aplicação na Industria

Basicamente as IHMs tem três finalidades básicas na indústria, e normalmente após a programação do CLP (Controlador Lógico Programável) você deve identificar para qual finalidade utilizará a sua IHM.

Vamos explicar cada uma delas:

Substituição de Botoeiras

Quando ainda não existiam os IHMs e nem mesmo os CLPs, todo o controle dos sistemas era realizado através de botoeiras e LEDs distribuídos em painéis elétricos.

O grande problema é que este sistema possuía muitas informações e dificultava as operações causando ociosidade, dificuldade de manutenção, baixa produtividade e assim por diante.

Neste sentido, as IHMs têm por finalidade a substituição dos inúmeros botões de liga/desliga, chaves, painéis, etc., de modo a facilitar o controle com uma interface inteligente, mais organizada e por consequência, mais produtiva.

Tratamento de Dados

O sistema operacional utilizado para configuração das IHMs, conhecido como Embedded, permite com que a IHM seja utilizada em situações onde haja a necessidade de monitoramento e feedbacks constantes e diferentemente da IHM que substitui as botoeiras, essa vem equipada com memórias robustas e cartões SD.

Além disso, ela é totalmente programável e customizável, haja vista que a coleta e apresentação de dados devem apresentar recursos gráficos e touch mais expressivos e voltados para as finalidades de cada processo industrial em específico.

Vale lembrar que a comunicação do dispositivo pode ocorrer a partir de portas Ethernet e Serial, passando por vários protocolos.

Supervisão

Em sistemas mais complexos, recomenda-se as IHMs de supervisão, isso porque ela tem entre suas características melhores resultados no que diz respeito a conectividade, acesso remoto, gráficos e flexibilidade.

De um modo geral, elas são programadas apenas para servir de hospedeiras, já que a aplicação é instalada e executada de modo que seja possível fornecer mais recursos do que as IHMs citadas anteriormente.

Um detalhe importante a destacar, é que essas IHMs necessitam de licenças específicas do sistema operacional e do software SCADA, além de outras funcionalidades extras.

Para resumir, essa IHM possibilita com que o usuário monitore, gerencie e analise as informações nos processos, afim de identificar melhorias a serem realizadas.

Vamos finalizando este artigo por aqui, mas você pode continuar lendo os artigos do blog da Eletrokraft!

LEIA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *